Consultas de Constelações Familiares

Todos herdamos epigeneticamente, e vamos internalizando, «imagens» (na aceção damasiana) que, estejamos cientes ou não da sua presença, se vão expressando ao longo da vida. Algumas, contribuem para a orientar para a felicidade, outras, para o sofrimento, sendo sobre estas últimas que esta psicoterapia preconiza elucidar (descortinando novas perspetivas), atuar (reestabelecendo fluxos de amor) e reenquadrar (numa nova moldura).

Para esse efeito o ICI disponibiliza, desde 2002, quatro categorias de consultas, que podem ser efetuadas presencialmente e/ou por videoconferência.

Em Grupos

Nestes grupos psicoevolutivos participam 8 a 16 pessoas, mas apenas 8 (por grupo) colocam a sua constelação. As restantes (que participam como «assistentes») trabalham os seus temas de forma indireta, observando as constelações das pessoas que trabalham os seus temas de forma direta.

Consultas Individuais

Para quem não deseja colocar os seus temas em grupos, mas sim em privado e de uma forma absolutamente confidencial. Psicodinâmicas, vínculos e «imagens» inconscientes são trazidas a um nível consciente, de modo a auxiliar na ampliação da qualidade de vida do utente e de o posicionar num fluxo mais positivo e saudável.

Consultas para Casais

A partir de um tema específico (levado pelo casal) trabalham-se duas constelações (uma para cada membro do casal), que incidem sobre as suas famílias de origem, para depois se efetuar a integração desse trabalho na constelação do casal, a fim de que o amor flua com mais qualidade e a relação fique mais estável e saudável.

Consultas para Pais

Esta é uma consulta para díades parentais (que também já foram, ou não, díades conjugais). O processo de divórcio não divorcia os filhos dos pais, logo, esta consulta visa contribuir para a cordialidade na relação da díade parental, cuja qualidade, se possa refletir depois no subsistema filial (i.e., nos filhos).


Tabela de Preços e Pacotes de Consultas

CONSULTAR

Caso não tenha possibilidade de se deslocar a Lisboa (ou por qualquer outro motivo) esta consulta também pode ser efetuada à distânciaonline, com o recurso a uma aplicação de videoconferência.

Envie-nos uma mensagem eletrónica para obter mais informações.


 

Estudos científicos de Sandra Ramos e Jorge A. Ramos sobre Constelações Familiares

Ramos, S., & Ramos, J. A. (2019). Process of Change and Effectiveness of Family Constellations: A Mixed Methods Single Case Study on Depression. The Family Journal, 27(4), 418–428. https://doi.org/10.1177/1066480719868706

Ramos, J. A., & Ramos, S. (2022). Process of change and effectiveness of family constellations: “On the verge of divorce, I glimpse my finitude.” A mixed methods single case study on suicidal ideation. The Humanistic Psychologist, 50(4), 501–528. https://doi.org/10.1037/hum0000242

Ramos, S., & Ramos, J. A. (2022). In Utero I. Psicodinâmicas intrauterinas: a PIS – Projeção Idealizada de Sexo. Autopublicação, Instituto de Ciências Integradas™, Lisboa.

Outras publicações de Sandra Ramos e Jorge A. Ramos: ResearchGate | Academia.edu

Estudos científicos de outros investigadores.