Curso de Formação de Psicoterapeutas Clássicos de Constelações Familiares
Todo o ser humano herda e interioriza imagens (na aceção damasiana) com origem familiar, assim como com origem social, cultural e histórica. Esteja-se, ou não, consciente da sua presença, essas imagens manifestam-se no quotidiano das mais variadas formas.
Para já não temos nenhuma previsão sobre a realização de cursos presenciais
Algumas imagens contribuem para o envolvimento dos indivíduos em dinâmicas de sucesso e de harmonia, outras, contribuem para o insucesso e o sofrimento, sendo sobre estas que esta psicoterapia preconiza atuar, elucidar e transformar.
Este curso radica no modelo psicoterapêutico criado por Bert Hellinger (nos anos 80 do séc. XX) conhecido então por Constelações Familiares apresentando os desenvolvimentos até aos dias de hoje (onde é conhecido por Hellinger Scientia).
Face ao percurso académico e profissional dos formadores, este curso também inclui elementos espirituais, bem como elementos da psicologia clínica e da linguística.
"Algumas pessoas continuam a acenar para o comboio antigo quando o novo já estacionou na plataforma" (Bert Hellinger).
Esta Formação de Psicoterapeutas Clássicos de Constelações Familiares, realiza-se em dois contextos: presencial (no ICI) e/ou por videoconferência (por teleaulas e telepráticas).
Por favor, leia nesta ligação o programa e o regulamento deste curso; e depois inscreva-se nesta ligação.
Estudos científicos dos formadores sobre Constelações Familiares
Ramos, S., & Ramos, J. A. (2019). Process of Change and Effectiveness of Family Constellations: A Mixed Methods Single Case Study on Depression. The Family Journal, 27(4), 418–428. https://doi.org/10.1177%2F1066480719868706
Ramos, J. A., & Ramos, S. (2021). Process of change and effectiveness of family constellations: “On the verge of divorce, I glimpse my finitude.” A mixed methods single case study on suicidal ideation. The Humanistic Psychologist. Advance online publication. https://doi.org/10.1037/hum0000242
Ramos, S., & Ramos, J. A. (2022). In Utero I. Psicodinâmicas intrauterinas: a PIS – Projeção Idealizada de Sexo. Autopublicação, Instituto de Ciências Integradas™, Lisboa.
Outras publicações dos formadores: ResearchGate | Academia.edu
Estudos científicos de outros investigadores.
O que são as Constelações Familiares?
As Constelações Familiares são uma psicoterapia clássica que usa uma abordagem fenomenológica, transgeracional, sistémica e integrativa tendo em vista a evolução da pessoa e dos sistemas onde ela se insere.
Fenomenológica porque muitos dos conteúdos do seu racional teórico e, sobretudo, da sua abordagem técnica radica em princípios da fenomenologia e do existencialismo.
Transgeracional porque uma parte da sua análise técnica incide sobre as influências biopsiquicocomportamentais, que podem atravessar várias gerações familiares.
Sistémica porque se foca na intrassistémica (e.g., as relações entre a mente e o corpo), na interssistémica (as relações interpessoais) e na extrassistémica (as influências sociais e históricas) de cada indivíduo.
Integrativa porque integra técnicas e racionais da psicologia (e.g., cognitivos, psicanalíticos e humanistas), da linguística (e.g., inferências, semânticas, pragmáticas) e da biologia (e.g., epigenética e campos mórficos).
Clássica porque considera a psyché, isto é, a dimensão do ser, do ser humano, comum e classicamente designada por «alma» ou «espírito». Donde, englobar também uma perspetiva tipicamente ontológica.
Como psicoterapia clássica, contemporaneamente, as Constelações Familiares podem ser um importante instrumento de intervenção psicossocial...
Porquê escolher frequentar este curso no ICI?
Relativamente ao desenvolvimento pessoal e técnico dos formandos
- É uma formação fomentadora do desenvolvimento pessoal, dado facultar a cada formando a colocação de 5 CF (dirigidas pelos formadores) e o envolvimento em diversos exercícios ao longo do curso (entre os formandos, mas com supervisão técnica).
- O pacote do curso também inclui vários descontos em consultas (durante e após o final do curso), bem como descontos em participações nos grupos psicoevolutivos de CF dos formadores (após o final do curso):
- Perante a necessidade de colocar mais CF (para além das 5 suprarreferidas), enquanto decorrer a formação, os formandos poderão efetuar mais colocações mediante o valor equivalente ao de uma sessão inserida num pacote de 10 sessões (de curto prazo), ou seja, cada colocação extra terá o valor de 40 €, sem ser necessário adquirir um pacote de sessões;
- Os formandos podem participar gratuitamente como assistentes em outros grupos de CF (de outras turmas e de utentes que se agrupam aleatoriamente) dirigidos pelos formadores (durante o decorrer do curso);
- Perante a necessidade de continuar a trabalhar as próprias biopsicosociodinâmicas, têm 10% de desconto (incluindo nos pacotes de sessões) sobre o valor para «colocadores» em consultas privadas de CF (e/ou outras) até três meses após o final do curso;
- Participação gratuita com o estatuto de «Assistente» em grupos de CF, durante o período de dois meses após o final do curso;
- Quem opta por frequentar o Módulo X, pode participar, com o estatuto de «Assistente», em seis grupos de CF (para além dos grupos mencionados no ponto anterior) durante a vigência deste módulo facultativo.
Relativamente aos conteúdos do curso
Relativamente ao suporte instrumental do curso
Relativamente ao acompanhamento técnico pós-curso
- Após a conclusão da formação, e até três meses após o último dia do curso, cada formando tem direito a três sessões de supervisão, com a duração de 60 minutos cada (por videoconferência).
- Os formandos que optem por incluir o Módulo XI na sua formação, têm as três sessões gratuitas (referidas no ponto anterior) disponíveis durante três meses após o último dia do Módulo XI.
- Acesso a supervisão mensal grupal (mediante um investimento simbólico), a qual, é considerada indispensável a qualquer tipo de psicoterapia.
Relativamente a outras possibilidades pós-curso
Relativamente aos formadores
- São os criadores de um curso original (i.e., de um curso criado de raiz) delineado através da sua aprendizagem com professores da primeira geração de técnicos de CF (incluindo Bert Hellinger) e através da sua própria prática (desde 2001) com o campo fenomenológico facultado pelas CF.
- Trabalham as suas próprias biopsicosociodinâmicas com CF desde 2001.
- Facultam o trabalho psicoterapêutico fenomenológico sistémico clássico com CF a outras pessoas desde 2002.
- Formam profissionais de CF desde 2009.
- Criaram um protocolo técnico inovador que lhes facultou iniciar as consultas de CF por videochamada (em 2012) através das quais, também é evidente a efetividade desta psicoterapia clássica (conforme publicado no seu primeiro estudo científico).
- São os autores dos dois primeiros estudos de caso (usando métodos mistos de investigação) publicados em revistas científicas (sobre psicoterapia) que recorrem à revisão cega por pares.
- São os autores do livro «In Utero I» onde são ilustrados cinquenta casos clínicos, que servem de base para dar a conhecer ao público novos conceitos (no domínio das abordagens para com a saúde psicoemocional humana) como os de Frases Homeostaticamente Orientadas, Protoesquema Psíquico, Vinculação Fictiva, Angústia Existencial Transgeracional, Falha Arcaica, Ser-no-Útero, Membro Sistémico Fantasma, Femininosecundarização, Fantasmática Especular, bem como o tema central desta obra, a Projeção Idealizada de Sexo (ou PIS).
- Regem-se por um Código de Conduta Ética na Investigação Científica e por um Código de Ética e Deontologia para Psicoterapeutas Clássicos de CF (criados pelos próprios) e estão sujeitos às deliberações da Comissão de Ética do ICI para a Investigação Científica, que possui um regulamento próprio.
Leia nesta ligação o programa e o regulamento deste curso; e depois inscreva-se nesta ligação.
Veja o seguinte vídeo com uma síntese do curso...
Nota: este vídeo foi publicado em fevereiro de 2018; desde então, o curso já foi (e continua a ser) sujeito a diversas melhorias.
Formadores
Em função do número de participantes e da disponibilidade dos formadores, estes poderão ser ambos ou um dos seguintes