Formação de Psicoterapeutas Clássicos de Constelações Familiares (Turma III de 2021): matrículas abertas até ao dia 30 de setembro.Ler mais

Constelações Familiares: Entrevista na SIC Mulher.

Esta entrevista foi efetuada no dia 26 de julho de 2005. Foi publicada cerca de 16 anos depois (i.e., em setembro de 2021) para ficar registada como parte de um arquivo histórico, pois foi a primeira vez que alguém foi entrevistado sobre Constelações Familiares (CF) na televisão portuguesa.

Seguem-se alguns excertos desta entrevista realizada em 2005...

1 - Constelações Familiares: As quebras no fluxo do amor e o amor cego.

Neste excerto, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos salientam dois conceitos básicos no trabalho com as CF: as quebras no fluxo do amor e o «amor cego».

2 - Constelações Familiares: O trabalho com o campo fenomenológico.

Neste excerto, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos ilustram um pouco do que é o trabalho com o campo fenomenológico das CF.

3 - Constelações Familiares: Frases homeostaticamente orientadas, perdão e amor iluminado.

Neste excerto, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos dão exemplos de frases homeostaticamente orientadas e articulam a psicodinâmica associada ao perdão com a do «amor iluminado».

4 - Constelações Familiares: Potenciais efeitos nos campos morfogenéticos.

Neste excerto, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos incidem sobre como o trabalho com as CF pode influenciar os campos morfogenéticos familiares.

5 - A importância de considerar a ordem de precedência.

Neste excerto, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos enfatizam a importância de considerar a ordem de precedência nos sistemas familiares.

6 - Constelações Familiares: O preparar para casar e o divórcio psicoemocional.

Neste excerto, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos enfatizam a importância da colocação de (pelo menos) uma CF antes de um casamento, bem como após um divórcio.

7 - Constelações Familiares: Resistências e efeitos sistémicos inconscientes.

Neste excerto, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos fazem referência às resistências (normais) dos utentes, bem como aos efeitos, muitas vezes inconscientes, decorrentes do facto de se estar a assistir à colocação de CF.

8 - Constelações Familiares: Resultados e limitações - técnicas e dos utentes.

Neste excerto, Sandra Ramos e Jorge A. Ramos falam sobre os resultados do trabalho com as CF, bem como sobre alguns fatores que podem limitar o trabalho técnico e o desenvolvimento terapêutico do utente.

Envolva-se nas atividades do ICI

Ficar em casa a dar cliques nas redes sociais e/ou a ver televisão? Merece muito mais do que isso. É importante socializar, alargar a rede social, conhecer pessoas novas, diferentes, interessantes! Entre neste fluxo...

Translate »